quarta-feira, 1 de julho de 2009

Twittercrônicas (ou minicrônicas, ou microcrônicas, ou nanocrônicas) ou twittercontos (ou minicontos, ou microcontos, ou nanocontos)

Estava eu twittando e vi uma coisa interessante: a criação a partir da limitação de uma rede que surgiu e está se expandindo muito rapidamente, que é o Twitter.

Já existem alguns profiles lá mesmo que já vinham fazendo isso há um tempo.

É interessante. A gente tem 140 espaços que podem ser preenchidos por letras, números, pontuações, símbolos e espaços. Mas somando, devem ser apenas 140.

E comecei a me exercitar nisso. Exercitar a criatividade aliada a uma limitação, que é a do espaço. A forma também é limitada. Mas não a criação. Nem suas possibilidades. Nem a interpretação e imaginação do algo criado.

É compactar a ficção. Não restringi-la.

E é devido a isso que resolvi postar alguns por aqui mesmo. Mas só aqueles que eu achar realmente interessantes. Mas já adianto uma coisa também: é totalmente descompromissado, não é aquele tipo de coisa que a gente fica preso horas e horas sobre a criação, não tem como ficar lapidando as palavras por muito tempo. E o bom é isso, não ter mesmo essa necessidade de ser realmente algo excepcional poética e formalmente. Ser despretencioso.

São, para mim, como crônicas. Bem reduzidas. Minicrônicas. Ou microcrônicas. Ou nanocrônicas. Ou twittercrônicas. Ou contos então.

É isso.
E pra quem quiser me acompanhar lá, meu twitter é: http://twitter.com/dusiqueira

Abraços!

Um comentário:

Osmar Bispo disse...

Tem acompanhado já a um tempo os micro-mini-nanos-contos, e mais recentemente a migração desta modalidade literária para o twitter tenho gostado muito.Mas o que você está falando é Twittercrônica e nanocrônica, que eu venho tentando escrever as microcrônicas ao algum tempo pensei que só eu tinha pensado nisso, mas estou vendo que uma moçada está nessa parada produzindo crônicas de tamanho reduzido gostei.