quinta-feira, 23 de julho de 2009

ARTmania Festival 2009

No último fim de semana ocorreu na Romênia um grande espetáculo do Metal, o ARTmania Festival. Bandas de qualidade e que são referências nesse tipo de música. Nightwish, Opeth, My Dying Bride, Tristania e Pain foram os grandes nomes do festival, que contou também com as bandas Subscribe e Luna Amara.

Há alguns anos já acompanho o trabalho de algumas dessas bandas. Os vídeos que saíram no YouTube me fizeram perceber como realmente o tempo faz diferença e faz as coisas mudar. Às vezes deixa até irreconhecível a proposta das bandas. É o caso do Tristania. Sinceramente, levei um susto ao ver tantos novos membros ali. A banda ainda continua muito boa, cada vez mais pesada. Mas há pouco a se comparar com o Tristania do fim da década de 1990. Mary Demurtas, a nova vocalista, manda muito bem nos vocais, improvisando até algumas linhas mais líricas. Esperemos pelo novo álbum deles, que deve sair no fim de 2009. Na apresentação, tocaram "The Emerald Piper", primeira composição dessa nova formação. Novos elementos foram perceptivelmente adicionaddos à sonoridade da banda, o que a deixou ainda melhor, sem se tornar um lugar-comum.

Outra banda que mudou com o tempo é o Nightwish. Anette Olzon é uma excelente vocalista, indiscutivelmente. Acho desnecessário compararem-na com a antiga vocalista, Tarja Turunen. Sinceramente, foi essa nova proposta da banda que me fez voltar a ouvir Nightwish. A Tarja tornava as coisas ali muito cansativas, mas admiro e respeito mesmo assim seu trabalho.

O My Dying Bride é outra banda que cada vez mais se atualiza, mas sem perder as suas raízes. Death/Doom Metal de primeira. Aaron Stainthorpe é relamente uma grande mente no mundo da música. Interpretações e letras impecáveis. For Lies I Sire, o álbum mais recente da banda, de 2009, é um dos melhores no estilo, e uma das melhores coisas deste ano.

Pena que não temos um festival assim no Brasil...

Alguns videos:

- Nightwish - Sahara



- Nightwish - Dead Boy's Poem



- Nightwish - The Siren



- Nightwish - Escapist



- Tristania - Beyond the Veil



- Tristania - Angellore



- Tristania - Sacrilege



- Tristania - The Emerald Piper



- My Dying Bride - Santuario de Sangue



- My Dying Bride - Turn Loose the Swans



- My Dying Bride - And I Walk With Them





That's all folks!

Nenhum comentário: