terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

a cultura do fragmento na música + tomorrow, in a year



Hum... acabo de me dar conta como hoje as pessoas, culturalmente, apreciam músicas (hits), e não álbuns (música), como antigamente. Vemos pouquíssimas pessoas que carregam em seus microaparelhos de mp3 (mp4 ou afins) discos inteiros; hoje a cultura é a do hit, da música da novela, do filme, do single da rádio...

Não sei ao certo de onde adquiri essa cultura de ouvir um disco inteiro, e não faixas avulsas... Talvez eu devo esse hábito aos vinis... ou aos excelentes álbuns conceituais do Rock/Prog, ou até mesmo às óperas...

E em plena cultura de downloads e mp3, eu ainda continuo a carregar meus aparelhos com discos inteiros: uma obra completa, e não fragmentada.

E por falar em discos inteiros, estou aqui conferindo o novo disco dos suecos do The Knife. "Tomorrow, in a Year" é um experimentalismo sem tamanhos, para ouvidos exigentes (e extremamente pacientes). Vamos ver como termina essa electro-ópera inspirada na obra de Charles Darwin.


Nenhum comentário: